Dois vídeos compartilhados milhares de vezes nas redes sociais estão deixando usuários do WhatsApp e do Telegram de cabelo em pé. Os aplicativos são conhecidos por permitirem a troca de conteúdo de forma segura, com mensagens até mesmo criptografadas. Talvez, exatamente por isso, hackers iniciaram uma saga com o intuito de encontrarem alternativas para “quebrar” o estigma dos sistemas, até então, incorruptíveis.
E, ao que tudo indica, os espertinhos descobriram que a melhor saída para ter acesso às informações de cada usuário, é tomar o controle das contas nesses aplicativos. Nos vídeos publicados no YouTube, é possível ver um hacker realizando essa façanha.
A manobra seria possível por meio da quebra de protocolos do Signaling System 7, uma rede que conecta os smartphones e que serve como uma hub central. Especialistas em tecnologia constantemente cobram de operadoras e governos o aumento da segurança dessa rede que possui falhas já bem conhecidas pelos criminosos digitais.
Os vídeos não explicam como realizar essa invasão do sistema, porém mostram as vítimas recebendo um aviso de que não foi possível verificar a autenticidade do usuário da conta. Enquanto isso, o hacker está conectando àquela mesma conta em outro smartphone.
0 comentários:
Postar um comentário